Saint Nicolas/Papai Noel, você conhece a origem dessa tradicao?

Padrão

Saint Nicolas, é o santo padroeiro e protetor das crianças e da “Loraine” (regiao francesa), a festa acontece dia 6 de dezembro, principalmente em Luxemburgo, leste e norte frances, Holanda, Alemanha, Austria e paises do leste europeu. A legenda do Papai Noel foi criada à partir do personagem do Saint-Nicolas.   Ele é de alguma forma o ancestral do Papai Noel.
A historia conta que o personagem foi inspirado na vida do Bispo Nicolas de Myre, tambem conhecido como Nicolas de Bari. Nascido em Patara na Azia menor, entre 250/207 D.C .,ele foi protetor de criancas, viuvas e pessoas carentes. Nicolas de Myre, faleceu dia 6 de dezembro de 343. Ele foi enterrado em Myra, mas seus ossos foram roubados em 1087 por comerciantes italianos, que os levaram para Bari, na Itália. Segundo a lenda, Saint-Nicolas teria ressucitado três crianças assassinadas por um açougueiro. Os milagres atribuídos ao santo são tão numerosos que agora é o santo padroeiro de muitas empresas e grupos, como crianças, marinheiros, prisioneiros, advogados ou solteiros.

Na noite de 5, 6 de dezembro, ele que passa de casa em casa para dar as crianças obedientes doces(nozes, maçãs, bolos, doces, chocolates e grandes bonecos de “pain d’epices” representando o santo bispo). Saint Nicolas é acompanhado em algumas regiões pelo “Père Fouettard” ou “Housecker” como é conhecido em Luxemburgo. Vestido com um manto negro, um grande capuz, botas e as vezes com um chicote e saco na maos, o papel deste é distribui varetas (nao sei como traduzir corretamente, mas é algo parecido como as varinhas de marmelo) as crianças que foram peraltas e desobedientes.

De Saint Nicolas à Père Noel

Após a Reforma Protestante, do século XVI, a festa de Saint-Nicolas foi abolida em alguns países europeus. A Holanda, no entanto, manteve o antigo costume católico. No início do século XVII, os holandeses emigraram para os Estados Unidos e estabeleceu uma colônia chamada “Nieuw Amsterdam” (em holandês), que em 1664 tornou-se Nova York. Nas últimas décadas, o costume holandês de comemorar St. Nicolas espalhou para os Estados Unidos. Para os americanos, Sinter Klaas rapidamente se tornou o Papai Noel.
Depois de várias décadas, a sociedade cristã transferiu a turnê do Saint-Nicolas do dia 6 para a noite do 24 de Dezembro.
Em 1821, um pastor americano,  chamado Clement Clarke Moore, escreveu uma história de natal para seus filhos, em que um simpático personagem aparece, Papai Noel no seu trenó puxado por oito renas. Ele era gordo, jovial e sorridente, substituiu a mitra de Saint Nicolas por um boné e apagou a existencia do Père Fouettard. Ah, e o burrico foi substituído por oito renas magicas..
Lenda fez o seu caminho, mas foi em 1931, que o Papai Noel ganhou uma nova cara gracas a uma publicidade feita pela Coca-Cola.

Gracas ao talento artistico de Haddon Sundblom, ele ganhou uma estatura humana, mais acessível, uma barriga gorda, uma figura agradável, um jovial e amavel. O vestido longo vermelho foi substituído por calças e uma túnica. A Coca Cola e queria encorajar os consumidores a beber o refrigerante no inverno. Assim, por quase 35 anos, a Coca-Cola foi ao ar este retrato de Papai Noel na imprensa, e depois pela televisão em todo o mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s